O turismo em BH vale a pena principalmente pela culinária, que é tão famosa. Quem está de passagem pela cidade, não pode deixar de conhecer os melhores lugares para provar as delícias mineiras.
Queijo canastra, cachaça, pão de queijo e café são as principais comidas típicas que o Brasil conhece sem nem ter ido a Belo Horizonte.
Durante o conteúdo, vamos explorar os encantos da capital mineira, descobrir quais são os pratos e o que representa a culinária de Minas Gerais para você se deliciar.
Boa leitura!
Quais são os pratos da comida mineira?
Com certeza os sabores da comida mineira têm personalidade. É possível notar ao se deliciar e provar pela primeira vez pratos diversos.
Afinal, é provando que a gente explora o paladar e descobre novos gostos. Para quem é fã de queijos, por exemplo, a cidade tem variados tipos para oferecer.
Frango com quiabo é outra comida clássica que está presente no cotidiano do povo mineiro, assim como a galinha ao molho pardo, o tutu à mineira, o feijão tropeiro, o leitão à pururuca e a canjiquinha.
E não são só esses pratos! Para quem ama doce, a cidade não deixa a desejar. O doce de leite bem como o doce de mamão são relíquias que adoçam o coração de qualquer turista.
O que representa a culinária mineira?
A culinária mineira representa a cultura, a origem e a história do povo. Não é atoa que grandes festivais e eventos acontecem na cidade de Belo Horizonte.
A comida é marcada por temperos que caracterizam a inovação, originalidade e criatividade. Ingredientes como couve, milho e café são particularidades que contém nas refeições.
Durante o século XVIII, Minas Gerais atraiu muitas pessoas de fora que queriam explorar o metal, por este motivo os alimentos foram insuficientes.
É assim que a história também está envolvida na culinária, pois, nesta época de comida escassa, esses eram alimentos de fácil acesso, por estarem presentes nos quintais das fazendas e das casas.
Assim, o cotidiano foi criando costumes alimentares, como por exemplo a cachaça, que era utilizada para espantar o frio.
Os 7 lugares para conhecer o melhor da comida mineira.
Belo Horizonte é uma cidade com bastante opções de lazer. Ao mesmo tempo que se faz um passeio, é possível dar algumas pausas para experimentar deliciosas comidas.
Ponto turístico de Belo Horizonte que reúne mais de 400 lojas. Lá podemos encontrar artesanato, comidas variadas, cachaças e outras delícias.
Há mais de 90 anos encantando turistas, o Mercado Central é praticamente uma visita obrigatória, pois já faz parte de uma tradição da cidade.
Além disso, a participação dos comerciantes é bastante ativa e frequente e conhecer o espaço é também um sinal de valorização da tradição, da cultura e da origem dos mineiros.
-
Mercado Novo
Arte, cultura, gastronomia, história, arquitetura rústica e uma decoração retrô são as características do Mercado Novo em Belo Horizonte.
É uma opção de lazer interessante que também oferece bares e restaurantes de qualidade para quem quer saborear a comida de minas.
O mercado tem quatro andares contando com o térreo. Caso os visitantes queiram provar, lá também tem cervejaria e cachaçaria.
Localizado na Pampulha, um dos restaurantes mais famosos de Belo Horizonte proporciona aos turistas uma comida tradicional mineira. Após uma refeição incrível, o buffet com mais de 30 variedades de doces caseiros fica à disposição.
O espaço é rústico e aconchegante. Além disso, para quem está visitando a cidade com crianças, o restaurante oferece um espaço kids.
Nada melhor que saborear a comida mineira e ouvir músicas regionais ao som de viola e sanfona do Trio Xapuri.
Eleito o bar revelação de Belo Horizonte em 2019, o Chico Dedê tem um cardápio tentador. Petiscos, drinks, sobremesas e pratos de dar água na boca.
Para quem quiser conhecer, o bar fica aberto de terça a domingo e fica localizado na R. Francisco Deslandes.
Belo Horizonte também é conhecida como a capital dos botecos, e o Nicolau Bar da esquina fica localizado na Zona Leste, na região tradicional dos boêmios.
O chef Leo Paixão prepara pratos da cozinha mineira, com sabores tradicionais típicos da capital.
A reserva no site está à disposição para que as pessoas possam reservar e escolher a data preferida.
Esse é o lugar certo para quem gosta de frango. Há 71 anos servindo frango ao molho pardo, Dona Maria Clara consegue dominar nosso coração.
Com o seu tempero saboroso, Dona Maria conquistou e conquista a clientela até hoje. O nome do restaurante, por exemplo, foi dado pelos clientes devido ao seu penteado.
Partindo deste ponto, já podemos perceber como o restaurante Maria das Tranças, que fica localizado na Rua Estoril, é cativante.
Além disso, este é um restaurante que se preocupa com o meio ambiente, pois lá é realizado uma coleta de resíduos recicláveis.
O Faz de Conta é um restaurante para quem gosta de calmaria, boa conversa e aquele cheirinho bom de interior ou “cheirin bão”, como dizem os mineiros. Essa é a escolha ideal para quem quer se desconectar por alguns momentos da vida agitada.
As comidas mineiras ganham ainda mais sabor, pois a refeição é preparada no fogão a lenha.
O restaurante tem capacidade para receber 580 pessoas, pois lá também acontecem festas e eventos empresariais.
Belo Horizonte como cidade turística
Belo Horizonte, como podemos perceber durante o artigo, é uma cidade encantadora que tem muito a oferecer. Se você pretende visitar, conheça o melhor do turismo na cidade.
É sobre se divertir mas ao mesmo tempo, aprender novas culturas, histórias, tendências e pessoas.
Para quem pretende planejar um evento na cidade, que tal conhecer o Expominas? Nosso espaço é um dos mais conceituados da América Latina. Vários eventos nacionais e internacionais acontecem aqui.
Clique aqui e entre em contato conosco, será um prazer recebê-lo.
Por hoje é só, até o próximo conteúdo!