Imprensa

Início
Turismo em BH

Turismo em BH: 7 Lugares para conhecer o melhor da comida mineira.

O turismo em BH vale a pena principalmente pela culinária, que é tão famosa. Quem está de passagem pela cidade, não pode deixar de conhecer os melhores lugares para provar as delícias mineiras.

 

Queijo canastra, cachaça, pão de queijo e café são as principais comidas típicas que o Brasil conhece sem nem ter ido a Belo Horizonte. 

 

Durante o conteúdo, vamos explorar os encantos da capital mineira, descobrir quais são os pratos e o que representa a culinária de Minas Gerais para você se deliciar.

 

Boa leitura!

Quais são os pratos da comida mineira?

Com certeza os sabores da comida mineira têm personalidade. É possível notar ao se deliciar e provar pela primeira vez pratos diversos.

 

Afinal, é provando que a gente explora o paladar e descobre novos gostos. Para quem é fã de queijos, por exemplo, a cidade tem variados tipos para oferecer.

 

Frango com quiabo é outra comida clássica que está presente no cotidiano do povo mineiro, assim como a galinha ao molho pardo, o tutu à mineira, o feijão tropeiro, o leitão à pururuca e a canjiquinha.

 

E não são só esses pratos! Para quem ama doce, a cidade não deixa a desejar. O doce de leite bem como o doce de mamão são relíquias que adoçam o coração de qualquer turista.

O que representa a culinária mineira?

A culinária mineira representa a cultura, a origem e a história do povo. Não é atoa que grandes festivais e eventos acontecem na cidade de Belo Horizonte.

 

A comida é marcada por temperos que caracterizam a inovação, originalidade e criatividade. Ingredientes como couve, milho e café são particularidades que contém nas refeições.

 

Durante o século XVIII, Minas Gerais atraiu muitas pessoas de fora que queriam explorar o metal, por este motivo os alimentos foram insuficientes.

 

É assim que a história também está envolvida na culinária, pois, nesta época de comida escassa, esses eram alimentos de fácil acesso, por estarem presentes nos quintais das fazendas e das casas.

 

Assim, o cotidiano foi criando costumes alimentares, como por exemplo a cachaça, que era utilizada para espantar o frio.

Os 7 lugares para conhecer o melhor da comida mineira.

 

Belo Horizonte é uma cidade com bastante opções de lazer.  Ao mesmo tempo que se faz um passeio, é possível dar algumas pausas para experimentar deliciosas comidas. 

 

  1. Mercado Central

 

Ponto turístico de Belo Horizonte que reúne mais de 400 lojas. Lá podemos encontrar artesanato, comidas variadas, cachaças e outras delícias.

 

mais de 90 anos encantando turistas, o Mercado Central é praticamente uma visita obrigatória, pois já faz parte de uma tradição da cidade.

 

Além disso, a participação dos comerciantes é bastante ativa e frequente e conhecer o espaço é também um sinal de valorização da tradição, da cultura e da origem dos mineiros.

  1. Mercado Novo

 

Arte, cultura, gastronomia, história, arquitetura rústica e uma decoração retrô são as características do Mercado Novo em Belo Horizonte. 

 

É uma opção de lazer interessante que também oferece bares e restaurantes de qualidade para quem quer saborear a comida de minas.

 

O mercado tem quatro andares contando com o térreo. Caso os visitantes queiram provar, lá também tem cervejaria e cachaçaria.

  1. Restaurante Xapuri

 

Localizado na Pampulha, um dos restaurantes mais famosos de Belo Horizonte proporciona aos turistas uma comida tradicional mineira. Após uma refeição incrível, o buffet com mais de 30 variedades de doces caseiros fica à disposição.

 

O espaço é rústico e aconchegante. Além disso, para quem está visitando a cidade com crianças, o restaurante oferece um espaço kids. 

 

Nada melhor que saborear a comida mineira e ouvir músicas regionais ao som de viola e sanfona do Trio Xapuri. 

  1. Chico Dedê

 

Eleito o bar revelação de Belo Horizonte em 2019, o Chico Dedê tem um cardápio tentador. Petiscos, drinks, sobremesas e pratos de dar água na boca. 

 

Para quem quiser conhecer, o bar fica aberto de terça a domingo e fica localizado na R. Francisco Deslandes.

  1. Nicolau Bar da Esquina

 

Belo Horizonte também é conhecida como a capital dos botecos, e o Nicolau Bar da esquina fica localizado na Zona Leste, na região tradicional dos boêmios.

 

O chef Leo Paixão prepara pratos da cozinha mineira, com sabores tradicionais típicos da capital.

 

A reserva no site está à disposição para que as pessoas possam reservar e escolher a data preferida.

  1. Maria das Tranças

 

Esse é o lugar certo para quem gosta de frango. Há 71 anos servindo frango ao molho pardo, Dona Maria Clara consegue dominar nosso coração. 

 

Com o seu tempero saboroso, Dona Maria conquistou e conquista a clientela até hoje. O nome do restaurante, por exemplo, foi dado pelos clientes devido ao seu penteado. 

 

Partindo deste ponto, já podemos perceber como o restaurante Maria das Tranças, que fica localizado na Rua Estoril, é cativante. 

 

Além disso, este é um restaurante que se preocupa com o meio ambiente, pois lá é realizado uma coleta de resíduos recicláveis.

  1. Faz de Conta

 

O Faz de Conta é um restaurante para quem gosta de calmaria, boa conversa e aquele cheirinho bom de interior ou “cheirin bão”, como dizem os mineiros. Essa é a escolha ideal para quem quer se desconectar por alguns momentos da vida agitada.

 

As comidas mineiras ganham ainda mais sabor, pois a refeição é preparada no fogão a lenha.

 

O restaurante tem capacidade para receber 580 pessoas, pois lá também acontecem festas e eventos empresariais.

Belo Horizonte como cidade turística

Belo Horizonte, como podemos perceber durante o artigo, é uma cidade encantadora que tem muito a oferecer. Se você pretende visitar, conheça o melhor do turismo na cidade.

 

É sobre se divertir mas ao mesmo tempo, aprender novas culturas, histórias, tendências e pessoas. 

 

Para quem pretende planejar um evento na cidade, que tal conhecer o Expominas? Nosso espaço é um dos mais conceituados da América Latina. Vários eventos nacionais e internacionais acontecem aqui. 

 

Clique aqui e entre em contato conosco, será um prazer recebê-lo. 

 

Por hoje é só, até o próximo conteúdo!