Imprensa

Início
Turismo em BH

Visitando BH para um evento? Conheça o melhor do turismo na cidade

Rica em cultura, história, culinária, lazer e turismo, BH convida de forma aconchegante todos aqueles que estão passeando e visitando a capital mineira a se aventurar e se permitir conhecer um pouco mais sobre seus encantos.

A cidade é conhecida pela fama de ser hospitaleira e a capital dos botecos. O coração de Minas Gerais oferece lugares históricos, museus e tantas outras atrações imperdíveis. 

Continue conosco, preparamos este artigo para falar mais sobre os roteiros e os pontos turísticos mais famosos para conhecer em Belo Horizonte.

Boa leitura! 

Por que parar para conhecer Belo Horizonte?

Além da natureza urbana, o turismo em BH vale a pena, pois a cidade é acolhedora. O parque das mangabeiras, por exemplo, é muito bonito e oferece uma imensa área verde para fazer caminhadas ou outros esportes ao ar livre.

Também é uma oportunidade para relaxar, ler um livro e desacelerar da vida corrida que levamos no dia a dia com trabalho e outros problemas. Aliás, essa é uma prática que faz muito bem a nossa saúde. 

Não é difícil achar boas opções do que fazer na cidade. A depender do estilo de cada um, os roteiros vão variando, porém, vale a pena ficar para conhecer a cultura, se deliciar com a gastronomia e saber mais sobre as histórias que Belo Horizonte tem para contar.

  • Gastronomia:

Jiló, cachaça artesanal para abrir o apetite, fígado acebolado ou aquele cafezinho com pão de queijo são algumas das comidas típicas da capital de Minas

Criatividade nos pratos é o que não falta, em 2019 a Unesco reconheceu a cidade por ser criativa na gastronomia. 

A gastronomia faz parte da cultura e da história do povo mineiro e provar dessa criatividade além de ser gostoso, valoriza a culinária local.

O Brasil é um país diverso e conhecer as cidades que fazem parte dele também é conhecer um pouco de si mesmo e suas origens.

  • Cultura

Artesanato, igrejas, museus, patrimônio e cidades históricas são pontos que todo turista deve prestar atenção na cidade mineira. 

São características particulares sobre a identidade regional que encanta todo o resto do Brasil. 

Para quem gosta de arte, o Museu Mineiro abriga uma importante coleção de obras que retratam a história de Minas Gerais. 

O Espaço do Conhecimento UFMG é um centro cultural com destaque na produção científica de exposições para aproximar os visitantes dos conhecimentos científicos. 

São ótimas opções para aprender mais e mergulhar no mundo da cultura e da história de BH.

O que fazer em BH: principais pontos turísticos

Conhecido como Museu da Experiência por trazer as tradições mineiras contadas, o museu transmite aos visitantes a sensação de conhecer um pedacinho das diversas histórias que existem em Minas.

O prédio do museu foi inaugurado no mesmo ano que a cidade, em 1897. É também um símbolo por remeter às histórias de Belo Horizonte. 

Durante a visita, é apresentado a importância da mineração para o estado de Minas Gerais, para o Brasil e o mundo inteiro.

  • Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Uma dica interessante para explorar ao ar livre: conhecer o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. O parque é muito bonito e possui uma extensa área para aproveitar e fazer diversas atividades durante o passeio.

Para os amantes do futebol, o famoso estádio do Mineirão oferece aos visitantes uma arquitetura grandiosa e magnífica, abrigando também o Museu Brasileiro do Futebol. Fazer um tour pelo estádio é essencial para mergulhar ainda mais neste universo, que também faz parte da cultura brasileira. 

O mercadão da cidade oferece variedade e encantos de sabores mineiros. Este é um centro histórico e cultural da região e conta com mais de 400 lojas que vendem diferentes tipos de produtos.

O Mercado possui uma Cozinha Escola com atividades e cursos gratuitos, oportunidade perfeita para quem busca conhecer mais sobre a culinária mineira.

Curiosidades sobre Belo Horizonte

Belo Horizonte é uma cidade cheia de características fortes e marcantes, com bastante pontos turísticos e curiosidades. 

O Aquário da Bacia do Rio São Francisco, por exemplo, foi reaberto e está disponível para que as pessoas possam conhecer o maior aquário de água doce do Brasil. 

Outra curiosidade mineira envolve comida. A primeira coxinha de frango com catupiry foi criada por Thereza Martins. O salgado é tão gostoso que hoje a receita percorre pelo Brasil.

Belo Horizonte tem muitas ruas famosas, mas a Rua do Amendoim atrai turistas por haver uma lenda de que no subterrâneo da rua teria um depósito mineral imantado que seria capaz de fazer um carro parado no ponto morto subir a ladeira, desafiando até mesmo a lei da gravidade.

Claro que essa é uma ilusão óptica, porém atrai muitos curiosos e é divertido, uma vez que envolve lenda e humor.

Quem ouve falar em Belo Horizonte, escuta que os mineiros são boêmios. A cidade tem a fama de ser a capital dos bares e dos botecos. Existem estabelecimentos diversos, e não poderia ser diferente, visto que a cada quilômetro quadrado, existem 28 bares.

A prefeitura fez um levantamento onde aponta que atualmente existem 9,5 mil estabelecimentos cadastrados.

Como podemos perceber, o que não falta em Belo Horizonte é diversão.

O Expominas

O Expominas é um parque de eventos amplo onde acontecem eventos diferentes simultaneamente, incluindo eventos menores. 

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, o Expominas BH proporciona aos eventos uma experiência única, seja qual for o seu formato ou estilo. 

Com capacidade para receber 45 mil pessoas, nosso espaço climatizado garante comodidade e conforto aos visitantes. A localização é ideal, uma vez estamos em uma das principais avenidas da capital mineira, a Avenida Amazonas.

Para nos visitar, não é necessário realizar um deslocamento longo, pois o acesso a transporte é facilitado através das linhas de ônibus, a entrada exclusiva para o metrô e os pontos de táxis.

Para quem busca praticidade, existe um leque de opções de hotéis renomados próximos ao Expominas. 

Conclusão

Ao decorrer deste artigo destacamos a importância de abrir o coração e conhecer a capital mineira, que é tão bonita e encantadora, cheia de cultura, arte, história, hospitalidade e lazer. 

Esperamos ter ajudado você com este conteúdo sobre turismo em BH. Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre eventos, dicas, cultura e gastronomia em Belo Horizonte. 

Até a próxima!