Produção de eventos: 10 Dicas para atrair público para seu evento

A produção de eventos consiste no planejamento que é realizado para atingir um determinado objetivo, que pode ser para atrair o público ou para promover produtos e serviços.

Realizar uma boa produção de eventos é importante, mas não é a única providência que o produtor deve tomar, uma vez que o sucesso também está diretamnte ligado a divulgação.

Tendo o objetivo final traçado, é preciso desenvolver um planejamento com ações para que a meta seja alcançada.

É importante ressaltar que esse é um trabalho que requer tempo, estratégia e disciplina, pois, para atrair o público para um evento, é necessário seguir alguns passos, como utilizar o marketing digital, realizar ações promocionais, utilizar gatilhos mentais e outros. 

Continue conosco, no artigo de hoje separamos para você as 10 dicas infalíveis para atrair o público e fazer do evento um sucesso.

Boa leitura!

Por que a produção de eventos deve investir na divulgação?

Na produção de eventos, as ações efetivas de marketing garantem o sucesso, pois um público específico é alcançado.

O marketing é uma ferramenta muito estratégica para qualquer tipo de evento, pois ajuda a promover o nome da marca, vender produtos e serviços, criar relacionamento com os consumidores e proporciona networking durante a realização do encontro.

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes, sendo esse também mais um motivo para investir na divulgação e na experiência que será proporcionada no evento.

Outro ponto que podemos mencionar é que, com a visibilidade de uma marca diante do mercado, ela cria posicionamento e se destaca, atraindo diferentes e novos consumidores.

Como a produção de eventos pode fazer com que o público tome conhecimento?

Antes de mencionarmos aqui como atrair o público, vale dizer que é necessário fazer um planejamento e nele conter todas as etapas que serão realizadas, assim como os objetivos de cada uma delas.

Desse modo, o produtor não esquece das principais demandas, tendo clareza para desenvolver ações que envolvem a organização, a produção e as estratégias de execução do evento.

Agora que já sabemos dos benefícios que podem ser adquiridos ao realizar ações que atraiam o público-alvo, vejamos as 10 dicas que devem ser seguidas para promover o sucesso do evento.

1. Defina o público-alvo

Após realizar o planejamento e a definição do tipo de evento, é importante estudar o público-alvo.

Para compreendermos de uma forma simples, podemos mencionar o exemplo de um workshop com temas de culinária. Esse assunto é relevante para algumas pessoas, mas principalmente para quem trabalha com gastronomia.

Saber realizar esta identificação é fundamental, pois não adianta perder tempo enviando e-mails ou divulgando a data do evento para pessoas que não tem afinidade com este tema.

O que queremos dizer aqui é que, outras pessoas podem até ter interesse no evento, mas o público-alvo que consome, engaja e interage com a marca deve ser o foco principal, visto que ele é quem dá retorno. 

2. Aproveite as ferramentas digitais

Uma vez o público-alvo sendo definido, é momento de interagir com ele através das abordagens que o marketing digital nos proporciona.

Hoje temos forma de relacionar através de e-mail, das redes sociais e de anúncios nas plataformas do Google Ads, por exemplo. Falaremos com mais detalhes sobre esses canais mais a frente.

O ponto aqui é saber que o digital é uma estratégia eficaz e que também tem sido relevante para os produtores de eventos, pois mesmo agora com a volta dos encontros presenciais, existe a possibilidade de fazer o modelo híbrido, ou seja, não há barreiras geográficas, todos podem participar, seja de forma presencial ou online.

Essa é uma possibilidade relevante que deve ser analisada, pois atrai o público, podendo ele participar de outras cidades ou de outros países.

3. Utilize gatilhos mentais de urgência e escassez

Alguns gatilhos mentais, quando não são feitos de forma exagerada, funcionam. Os gatilhos nada mais são que agentes que provocam uma ação de compra.

Às vezes nos deparamos com alguns anúncios com frases de gatilhos que geram uma certa urgência no consumidor, como por exemplo “Corra! Restam poucas vagas”. 

Na psicologia, as nossas ações também são baseadas em emoções e nos contextos sociais que nos cercam, assim sendo, é possível provocar ações positivas ou negativas. 

Por este motivo, é de fundamental importância entender que essa é uma técnica que deve ser realizada com responsabilidade, de preferência por um profissional de marketing.

4. Disponibilize vantagens

Oferecer vantagens aos participantes é uma forma de relacionar e aproximar, criar um vínculo com o público.

Essa é uma maneira muito válida de criar ou de estreitar a relação entre marca e consumidor. Campanhas podem ser criadas, como as de parcerias, por exemplo.

O ideal nessa dica é que seja trabalhado o sentimento do público, ele tem que ter interesse em participar do evento através das vantagens que serão oferecidas, seja através de descontos ou parcerias.

5. Redes sociais e anúncios pagos

Não podemos negar que as redes sociais têm sido uma grande oportunidade para comunicar e relacionar. 

Apesar disso, ela não é a única forma de fazer marketing digital, uma vez que existem outras tantas ferramentas e vertentes que englobam as ações.

Entretanto, as redes sociais têm sua força, assim como os anúncios pagos, basta saber utilizá-las da forma correta, que é: direcionado para o público certo.

6. Envie e-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing podem ser excelentes alternativas de atração, uma vez que os leads são mais qualificados.

Essa é uma forma de divulgar o evento para a pessoa certa, através da lista de contatos, que pode ser adquirida ao oferecer conteúdo relevante, por exemplo.

Acontece da seguinte maneira: a empresa pode oferecer um e-book ou um outro material que seja interessante. Para o usuário ter acesso, em troca ele deixa suas informações básicas e o consentimento para receber novidades através do e-mail. 

Essa estratégia oferece grande alcance, baixo investimento, boa comunicação com o público e alta conversão.

7. Invista na experiência durante a produção de eventos

A experiência é a chave do sucesso, uma vez que hoje o consumidor não busca mais apenas por uma compra.

As relações e o comportamento das pessoas mudaram. As empresas e os empresários precisam ter mais atenção a este fato, para saber utilizar as estratégias certas a seu favor.

Em caso de eventos, existem diferentes tipos de oportunidades. Desde brindes interessantes à realidade aumentada e cenografia. Independente do que seja feito, o intuito é causar aos participantes encanto e admiração.

Com este objetivo sendo conquistado, as relações entre a marca e o seu consumidor são bem trabalhadas, tornando este um comprador fiel. 

8. Utilize revistas e jornais para divulgar 

Mencionamos aqui durante o texto a importância do digital, mas isto não anula a relevância que a divulgação em revistas e jornais tem.

Vale ressaltar que o alcance depende do público com o qual a empresa está se comunicando. Em caso de eventos, é interessante fazer essa veiculação nas mídias mídias offline, mas sempre lembrando do que destacamos no primeiro tópico, sobre o definir o público-alvo.

9. A produção de eventos deve fazer ações promocionais 

Se o caso for de realizar stands, é viável promover ações de produtos ou interações. Isto serve para atrair e prender a atenção dos convidados.

O produtor deve trabalhar a criatividade, para que possa se diferenciar dos demais e fazer com que o público veja novidades, e não mais do mesmo.

10. Venda ingressos online

Ingressos online facilitam, as pessoas não precisam sair de casa e perder tempo se locomovendo até um ponto da cidade apenas para comprar um ingresso.

Sabemos como a tecnologia tem sido uma aliada, portanto vale utilizá-la para este fim. 

Facilidade e agilidade são características fundamentais para as empresas que querem crescer e acompanhar a evolução do mercado, visto que essas são qualidades que o comprador hoje busca.

Se você pretende realizar um evento que atraia novos públicos, que tal começar proporcionando a ele a experiência do Expomina BH? 

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