Embora todos sejam fotógrafos hoje em dia, com smartphones sempre prontos para capturar o momento, você precisará contratar um fotógrafo de eventos corporativos para conferências de grande escala e ocasiões sociais.
Durante um evento, você e sua equipe estão ocupados com um milhão de tarefas, enquanto o foco exclusivo de um fotógrafo é documentar os momentos especiais que acontecem enquanto você cuida dos detalhes.
Os tipos de eventos corporativos que se beneficiam dos serviços de um fotógrafo profissional incluem:
- Eventos corporativos;
- Feiras;
- Conferências e reuniões;
- Gala e angariação de fundos;
- Conferências de imprensa;
- Cerimônias de premiação;
- Eventos marcantes ;
- Casamentos.
As fotos de alguns desses eventos corporativos são memórias para guardar por toda a vida.
O Expominas pode te ajudar a construir e impulsionar seu evento, veja nosso espaço.
Deixamos aqui 20 dicas e truques para contratar um fotógrafo de eventos corporativos para obter as fotos que você precisa.
Um fotógrafo profissional captura melhor o seu evento corporativo
1. Nada supera a qualidade profissional.
Fotos perfeitas capturadas em equipamentos profissionais são sempre melhores do que aquelas tiradas com uma câmera de smartphone.
Se as imagens forem para o site do evento, ou para o site do seu negócio de planejamento, você obterá fotos excepcionais que mostram os melhores momentos e suas habilidades de elite.
Se o evento for um casamento, o casal feliz terá fotos impressionantes de alta resolução para lembrar o dia para sempre.
2. Fotógrafos profissionais sabem o que procurar durante os eventos corporativos.
Depois de fornecer uma visão geral do objetivo e do espírito do seu evento, um fotógrafo profissional entenderá quais momentos são os mais importantes para eles capturarem. Forneça uma lista de VIPs, desde o Keynote até os premiados, e tenha certeza de que você garantirá as fotos perfeitas.
3. Fotógrafos de eventos corporativos fazem backup de seu trabalho.
Não há necessidade de se preocupar com câmeras perdidas ou exclusão acidental; fotógrafos profissionais entendem que sua reputação depende de fazer backup de seu trabalho regularmente.
Hoje, a maioria usa servidores em nuvem para que você tenha uma cópia, não importa o que aconteça com o equipamento.
4. Fotógrafos de eventos profissionais combinam perfeitamente.
Isso é especialmente importante se você preferir fotos naturais e espontâneas. Fotógrafos profissionais andam furtivamente pelo evento capturando fotos exclusivas enquanto todos se divertem.
5. Fotógrafos de eventos elevam o compartilhamento.
Se você fizer um evento em um grupo do Facebook , terá fotos incríveis para enviar quando o evento terminar. Isso ajuda a angariar interesse para o evento do próximo ano.
Familiarize-se com estilos de fotografia e fotógrafos
6. Conheça os estilos de fotografia de eventos corporativos.
Muitos fotógrafos aprimoram suas habilidades para se especializar em estilos específicos de fotografia. Aqui estão os principais que todo planejador de eventos corporativos deve saber:
–Fotografia de casamento. Você pode se dar bem com a fotografia amadora em uma ampla variedade de eventos, mas quando se trata de casamentos, a fotografia profissional é obrigatória. Um fotógrafo profissional utiliza uma variedade de estilos de fotografia, como retrato, paisagem e moda, para capturar os melhores momentos do grande dia.
–Fotografia espontânea. Este estilo de fotografia captura a vida em seu estado natural. Um fotógrafo sincero deve capturar imagens de pessoas sem distraí-las de suas atividades.
-Fotografia conceitual. Tem uma ideia que deseja transmitir artisticamente? Então um fotógrafo conceitual é sua melhor aposta. Muitas vezes usado em publicidade para reforçar associações específicas com um evento ou produto, o fotógrafo usa imagens para transmitir sua mensagem.
-Fotojornalismo. Este estilo de fotografia conta uma história honesta à medida que se desenrola. O fotógrafo permanece imparcial em relação aos eventos ao seu redor enquanto documenta cada momento. Este estilo é um favorito para casamentos.
-Fotografia de retrato. O foco deste estilo é tipicamente o rosto. Esta é uma boa opção para eventos da empresa em que você deseja fotos naturais e close-up de executivos e funcionários para o site.
-Fotografia publicitária. Usado por empresas para promover marcas, produtos ou serviços, esse estilo está no lado comercial do espectro da fotografia. Considere esta opção para lançamentos de produtos e conferências do setor.
-Fotografia de moda. Fotógrafos de moda se destacam em capturar assuntos em movimento. Eles são uma ótima opção para conferências movimentadas, onde os participantes estão se movendo entre os locais, ou para eventos como a Comic-Con, onde muitos convidados exibem seus cosplays.
7. Vá para o Google.
Comece com sua localização e o tipo de fotógrafo que você precisa e comece sua pesquisa. Você vai se surpreender com o tanto de fotógrafos bons que vai encontrar, é por isso que o Google é sempre um ponto de partida.
8. Fale com sua rede.
Geralmente, essa é a melhor maneira de garantir que você tenha alguém confiável. Qualquer pessoa em sua rede que já contratou um fotógrafo para um evento é sua escolha. Converse com seus colegas, colegas do setor e amigos para obter recomendações positivas.
9. Converse com seu local e fornecedor.
Converse com o local ou fornecedores que trabalharam no local sobre os fotógrafos que viram em ação antes. Você pode encontrar uma jóia escondida dessa maneira.
10. Verifique as associações.
As associações de fotografia têm grandes bancos de dados onde você pode encontrar uma variedade de fotógrafos em sua área.
11. Expanda sua pesquisa.
Você está sempre revisando eventos semelhantes aos seus para se inspirar. Se você vir um site de eventos corporativos cheio de fotos que você adora, confira os créditos das fotos e contrate-as você mesmo. Conheça os 05 motivos para escolher o Expominas Belo Horizonte para seu evento.
Como contratar o fotógrafo profissional certo para o seu evento
Depois de restringir sua pesquisa a alguns fotógrafos, é hora de dar uma olhada em seus portfólios e conhecê-los pessoalmente.
13. Revise suas amostras.
Qualquer bom fotógrafo tem um portfólio de seu trabalho. Revise os eventos corporativos anteriores e as sessões de fotos que eles capturaram para ver se o estilo de fotografia do evento está de acordo com sua visão. Afaste-se daqueles que não têm amostras de seu trabalho.
14. Leia comentários de clientes.
Pelo menos 82% das pessoas leem avaliações de produtos ou serviços antes de tomar a decisão de comprar ou contratar, de acordo com pesquisas locais de avaliação de consumidores . É aconselhável explorar avaliações, avaliações do Google e redes sociais. Procure por mensagens positivas consistentes e críticas negativas mínimas.
15. Conheça a personalidade do seu fotógrafo.
Escolher um fotógrafo de eventos corporativos cuja personalidade não combina bem com você ou seus convidados geralmente resulta em imagens desajeitadas e sem brilho. Escolha alguém que seja infalivelmente profissional, se comunique com clareza e deixe os assuntos à vontade, especialmente se o fotógrafo aceitar solicitações ou configurar fotos formais.
16. Faça perguntas detalhadas durante a entrevista.
Você precisa saber que o fotógrafo do seu evento é “o único”. A melhor maneira de descobrir seu estilo e nível de profissionalismo é fazer perguntas direcionadas durante a entrevista. Aqui estão as perguntas mais importantes a serem feitas:
-Você pode fornecer uma lista de referências? Um portfólio de fotos mostra o trabalho que eles fazem, mas as referências pessoais mostram como eles interagem com os clientes. Esta é a melhor maneira de saber como seu fotógrafo trabalha e interage com os outros.
-Você tem seguro? A maioria dos profissionais possuem seguro de responsabilidade básico. Alguns freelancers não. Discuta isso com antecedência para garantir a cobertura se algo der errado.
-Você já fotografou neste local antes? Se o fotógrafo não tiver, pergunte se ele fará uma visita ao local com você.
-Você está fotografando outros eventos corporativos no mesmo dia? Embora seja possível para um fotógrafo fazer malabarismos com vários compromissos, isso diminui o tempo gasto em detalhes e configurações. Prepare-se para pagar mais se precisar que seu fotógrafo cuide apenas do seu evento.
-Você vai fotografar meu evento, ou vai enviar um associado? É importante que a pessoa que fotografa o seu evento seja a pessoa cujo trabalho você prefere.
-Você tem equipamentos de backup? Quando algo dá errado, é essencial que eles tenham o equipamento de backup certo para continuar o trabalho.
-Se meu evento durar mais do que o esperado, você ficará mais tempo? Você cobra a mais? Certifique-se de que todas as informações comunicadas sobre tempo e custos estejam em seu contrato.
-Como você apresenta o produto final? Existem muitas opções, incluindo pedidos online ou armazenamento digital. Escolha um fotógrafo que torne esse processo o mais simples possível. Também é útil perguntar se eles trabalharão com você no dimensionamento de imagens digitais para uso em sites e e-mails de marketing.
Ofereça uma experiência marcante ao seu público no Expominas BH, com produção de eventos atrativos e marcantes.
-Quantos fotógrafos estarão no meu evento e quem são eles? Ter um segundo fotógrafo para capturar diferentes aspectos do evento ou reunião pode adicionar uma nova dimensão ao seu portfólio final. Eles podem cobrir mais terreno e com personalidades diferentes e capturar uma sensação diferente. Prepare-se para pagar mais por esta adição.
-Quais pacotes você oferece e posso personalizá-lo? Muitos fotógrafos oferecem pacotes personalizáveis com itens à la carte. Discuta seus objetivos com o fotógrafo para criar um plano que esteja de acordo com as suas necessidades.
-Qual é o custo dos serviços para o meu evento? Os preços podem variar de acordo com o fotógrafo. Reduza o custo inicial para saber exatamente o que está incluído no preço cobrado pelo fotógrafo.
17. Esclareça as especialidades de cada fotógrafo em sua lista de contatos.
Um fotógrafo tem mais experiência em documentar eventos de conferências com atividades simultâneas. Outro tem um portfólio incrível de fotos de produtos. Use seu software de planejamento de eventos corporativos para fazer upload de suas informações com notas detalhadas sobre seus pontos fortes e fracos.
Detalhamento de custos de fotografia de eventos corporativos imperdíveis
Com a fotografia de eventos, você pagará mais por fotógrafos com experiência profunda e um portfólio extenso. Veja o que você precisa saber e dicas para obter o melhor preço:
18. Os preços das fotografias de eventos corporativos podem variar muito.
O custo médio de um fotógrafo de eventos corporativos varia por hora, com um mínimo de duas horas para serviços básicos. Um fotógrafo de casamento pode cobrar mais devido à duração do evento e à grande variedade de fotos que deve tirar.
Se você estiver projetando um evento com orçamento limitado , considere usar um fotógrafo que está apenas começando e precisa construir seu portfólio. É possível que você se beneficie dos talentos criativos de um excelente novato no negócio.
19. Alguns fotógrafos cobram pela imagem.
O preço da fotografia profissional pode variar por imagem. Muitos fotógrafos de eventos corporativos cobram uma ‘taxa diária’ para eventos mais longos, e alguns oferecem pacotes para eventos menores.
20. Explore as opções do pacote de serviços.
Seu fotógrafo pode oferecer serviços e economias adicionais, como cabines de fotos, serviços especializados de edição e isenção de taxas de viagem. Peça o que você precisa e deseja e negocie taxas mais baixas se estiver contratando o conjunto completo de serviços.
Em última análise, você quer um fotógrafo profissional que capture o verdadeiro espírito de seus eventos a um preço dentro do seu orçamento. Siga estas dicas e você terá uma lista de fotógrafos de eventos corporativos em sua lista de contatos de fornecedores.
Descubra como o software de planejamento de eventos facilita o compartilhamento de layouts de espaços para eventos com fotógrafos. Ou veja os segredos para simplificar a logística de eventos.
Quer saber mais sobre fotógrafos de eventos corporativos?
Quanto custa contratar um fotógrafo de eventos corporativos?
O custo de um fotógrafo corporativo normalmente depende do tamanho e duração do evento, da experiência do fotógrafo e dos serviços oferecidos.
Por que devo contratar um fotógrafo?
Além do fato de que contratar um fotógrafo significa que você não precisa se preocupar em capturar fotos do seu evento, existem vários outros benefícios. Fotógrafos profissionais têm uma visão artística que lhes permite criar imagens memoráveis (em vez de simplesmente tirar fotos), e seu equipamento geralmente será melhor que qualquer coisa que você possa fornecer por conta própria.
Além disso, fotos profissionais podem servir como excelente material de marketing para um local de eventos ou negócios de planejamento de eventos.
Se você gostou do conteúdo e quer proporcionar uma experiência incrível aos seus clientes. Clique aqui e entre em contato conosco.