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Organização de eventos 2022: 5 tendências que você precisa conhecer

Os últimos anos foram desafiadores para o mundo, tendo que enfrentar a pandemia. Com isso, as empresas e o mercado de eventos tiveram que se reinventar e se adaptar com os protocolos de seguranças e as mudanças de comportamento do público.

Agora, com os eventos de 2022 liberados mesmo com algumas restrições, os produtores de eventos precisam estar atualizados das novas tendências.

Continue conosco para saber mais sobre as 5 tendências que irão marcar o ano que já se aproxima. 

Boa leitura!

Os eventos em 2021 

Os eventos em 2022 estão voltando aos poucos, a prefeitura de Belo Horizonte declarou a reabertura de atividades como shows com algumas medidas restritivas.

Em razão destes novos protocolos e adaptações, os estilos de encontros mudaram. Lives e eventos híbridos foram tomando espaço no novo normal e empresas tiveram que implementar o home office.

O contato, graças a tecnologia, não foi perdido e hoje mesmo, com a possibilidade de encontros presenciais, o fortalecimento desses eventos online continuam firmes. 

Mesmo que o cenário atual ainda seja incerto, muitas pessoas já se acostumaram com os novos meios de comunicação, pois foram obrigados a conviver com essa nova realidade.

O novo sempre é assustador, mas traz consigo algumas tendências, que chegam e vêm para ficar, não é mesmo?

Vamos citar algumas delas que estão sendo um sucesso no mercado de eventos:

  1. Eventos virtuais

Seja qual for o tipo de evento, o digital nos permite que eles aconteçam. A melhor parte é que reúne um público diverso, de várias partes do país ou até mesmo do mundo, sendo a única regra ter acesso a internet.

Outra parte vantajosa é que não há uma quantidade limitada, caso o evento seja totalmente online.

Aulas, palestras, shows e workshops são realizados neste formato para haver uma reaproximação com as pessoas. Marcas também se adaptaram e apostam em eventos online.

Mesmo com a volta e o público estando presente, as empresas podem fazer transmissões para que outros grupos possam acompanhar o que está sendo apresentado.

Para além disso, faz-se necessário que os empresários procurem locais de eventos espaçosos, seguros e que disponham de uma estrutura adequada para que tudo ocorra da melhor forma possível. 

  1. Eventos sustentáveis

Outro ponto importante que terá uma proposta interessante é a adaptação de eventos sustentáveis. Fundamental para o planeta e para o público, que hoje tem uma consciência maior sobre o assunto. 

Práticas simples podem reduzir os impactos ambientais e tornar o evento um sucesso. Algumas delas são:

  • Copos e pratos reutilizáveis;
  • Papel semente;
  • Decoração sustentável;
  • Sem descartáveis;
  • Brindes sustentáveis.

Essas podem ser práticas que motivam a oportunidade de negócios e confiabilidade no setor de eventos, sendo também um ação de causa social de compromisso e responsabilidade com o meio ambiente.

As empresas podem começar com as iniciativas básicas, pois é uma forma de convidar as pessoas a terem os mesmos passos. 

Além disso, a instituição promovendo este tipo de evento, ganha a confiança daqueles que já se preocupam com a natureza.

  1. Espaços Instagramaveis

Espaços instagramáveis são uma tendência que pode ser aplicada em festas, aniversários, casamentos e em vários tipos de eventos.

Podem ser uma ótima alternativa, além de ser atrativo, as pessoas que participam tiram fotos e postam nas redes sociais, o que é muito bom para a divulgação da empresa.

É uma maneira criativa de interagir com o público e proporcionar boas experiências para criar um vínculo duradouro com o consumidor.

  1. Eventos híbridos:

Como citado anteriormente, a pandemia nos trouxe uma nova forma de comportamento. Os eventos híbridos são presenciais com transmissões ao vivo, tendo um intermediador responsável presente no local do evento para interagir com o público online.

Pessoas de qualquer local do mundo podem acompanhar, mesmo ele sendo presencial. É uma forma interessante de compartilhar conhecimento, debates e até mesmo divulgar novos lançamentos de uma marca ou empresa.

Com a volta dos eventos no Brasil, o evento híbrido é uma tendência que os empresários devem dar atenção, pois é uma inovação que não tem motivos para deixar de existir.

  1. Lives:

No início da pandemia, as redes sociais explodiram com as lives. Inicialmente, começou com a iniciativa de apoio, com os cantores pedindo para que seus fãs ficassem em casa e se cuidassem. 

Mesmo agora, com os shows voltando, as lives continuam, pois trazem resultados positivos no marketing digital e eventos

Além de shows, outras lives também foram destaque. Palestras, tutoriais, perguntas e respostas, educacional, entrevistas, divulgação, avaliação de produtos e anúncios foram transmitidos ao vivo e a audiência sempre foi relevante.

Diante deste contexto, podemos perceber que as lives são uma estratégia e trazem benefícios, atendendo as necessidades do público em forma de conteúdo, sendo relevante para a interatividade, permitindo um relacionamento entre marca e consumidor. 

Para que não fique nenhuma dúvida e o evento ocorra da melhor maneira possível, separamos algumas dicas extras:

Uso de tablet nos eventos 2022

O digital oferece vantagens na hora de produzir eventos. O uso do tablet, além de ser uma alternativa para conseguir informações do consumidor e fazer pesquisas de satisfação do evento, permite coletar elogios ou opiniões de melhorias que servem para os próximos eventos alcançarem um nível de perfeição.

Para ter uma organização e um controle maior sobre o evento, os tablets são um facilitador, uma vez que é possível ter praticidade, agilidade e economia.

As empresas não gastam com papéis, impressões e os recepcionistas não perdem tanto tempo em atividades como sorteios, etiquetas, credenciais e assinaturas de participantes.

Tudo pode ser armazenado com o aparelho para que depois do evento essas informações sejam acessadas, sem ter que procurar em papéis. 

Além disso, fila é sempre um problema na hora de entrar e participar de uma palestra. Evitar este tipo de situação exaustiva agiliza o trabalho dos colaboradores que estão trabalhando no evento e evita caos com o público.

Aplicativo e site próprio do evento

Os aplicativos são uma tendência em eventos empresariais por serem práticos. As pessoas sabem mexer em aparelhos digitais e usam aplicativos, portanto adquirir este novo formato em eventos é se adaptar ao mundo atual em que vivemos.

O mundo está se habituando à tecnologia, uma vez que precisamos dela para nos comunicarmos.

Criar um aplicativo para o evento é uma escolha que vem acompanhada de soluções favoráveis e retorno financeiro. 

Empresas que investem em feiras, congressos, exposições ou até mesmo em eventos corporativos, devem analisar que este tipo de estratégia tem benefícios como:

  • Maior interação com o público;
  • Marketing;
  • Network;
  • Geração de valor da marca;
  • Captação de dados do consumidor para desenvolver novas ações.

Empresários que enxergam este tipo de mudança conseguem fazer com que a empresa cresça e se destaque diante do mercado.

Divulgação

A divulgação será fundamental para que o evento tenha sucesso. Como as pessoas irão saber se o evento não for divulgado, não é mesmo?

Este é um tipo de investimento essencial que traz retorno financeiro. Através das redes sociais é possível alcançar um número significativo de pessoas que estão interessadas no tema e na proposta do evento.

Digital Swag Bags com brindes nos eventos 2022

Após o final do evento, nada melhor que um brinde bem elaborado para marcar a experiência do consumidor

Esse brinde pode ser um fone de ouvido, um cupom de desconto ou até mesmo o acesso gratuito a um conteúdo exclusivo. O importante é entender que o brinde tem o objetivo final de fazer com que os clientes sintam-se satisfeitos por ter participado do evento

Conclusão

Como podemos ver durante o artigo, os eventos de 2022 estão cheios de tendências. Esperamos que você possa ter aproveitado essas dicas para ter mais ideias e realizar um grande encontro com seus clientes.

Essa é uma forma de se comunicar diretamente com o público e mostrar que a empresa pode oferecer muito mais que um produto. São relações duradouras que podem ser criadas entre marcas e consumidores.

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Leia também: 7 dicas para organizar Exposições em BH.

Por hoje é só, até o próximo conteúdo!