Com os eventos de 2022 liberados mesmo com algumas restrições, os produtores de eventos precisam estar atualizados das novas tendências.
Os últimos anos foram desafiadores para o mundo, tendo que enfrentar a pandemia. Com isso, as empresas e o mercado de eventos tiveram que se reinventar e se adaptar com os protocolos de seguranças e as mudanças de comportamento do público.
As novidades no mercado de eventos são promissoras, continue conosco para saber mais sobre as 5 tendências que irão marcar o ano que já se aproxima.
Boa leitura!
Os eventos em 2021
Neste ano os eventos foram voltando aos poucos, a prefeitura de Belo Horizonte declarou a reabertura de atividades como shows com algumas medidas restritivas.
Em razão destes novos protocolos e adaptações, os estilos de encontros mudaram. Lives e eventos híbridos foram tomando espaço no novo normal e empresas tiveram que implementar o home office.
O contato, graças a tecnologia, não foi perdido e hoje mesmo, com a possibilidade de encontros presenciais, o fortalecimento desses eventos online continuam firmes.
Mesmo que o cenário atual ainda seja incerto, muitas pessoas já se acostumaram com os novos meios de comunicação, pois foram obrigados a conviver com essa nova realidade.
O novo sempre é assustador, mas traz consigo algumas tendências, que chegam e vêm para ficar, não é mesmo?
Vamos citar algumas delas que estão sendo um sucesso no mercado de eventos em 2022:
-
Eventos virtuais
Seja qual for o tipo de evento, o digital nos permite que eles aconteçam. A melhor parte é que reúne um público diverso, de várias partes do país ou até mesmo do mundo, sendo a única regra ter acesso a internet.
Outra parte vantajosa é que não há uma quantidade limitada, caso o evento seja totalmente online.
Aulas, palestras, shows e workshops são realizados neste formato para haver uma reaproximação com as pessoas. Marcas também se adaptaram e apostam em eventos online.
Mesmo com a volta e o público estando presente, as empresas podem fazer transmissões para que outros grupos possam acompanhar o que está sendo apresentado.
Para além disso, faz-se necessário que os empresários procurem locais de eventos espaçosos, seguros e que disponham de uma estrutura adequada para que tudo ocorra da melhor forma possível.
-
Eventos 2022: sustentabilidade
Outro ponto importante que terá uma proposta interessante é a adaptação de eventos sustentáveis. Fundamental para o planeta e para o público, que hoje tem uma consciência maior sobre o assunto.
Práticas simples podem reduzir os impactos ambientais e tornar o evento um sucesso. Algumas delas são:
- Copos e pratos reutilizáveis;
- Papel semente;
- Decoração sustentável;
- Sem descartáveis;
- Brindes sustentáveis.
Essas podem ser práticas que motivam a oportunidade de negócios e confiabilidade no setor de eventos, sendo também um ação de causa social de compromisso e responsabilidade com o meio ambiente.
As empresas podem começar com as iniciativas básicas, pois é uma forma de convidar as pessoas a terem os mesmos passos.
Além disso, a instituição promovendo este tipo de evento, ganha a confiança daqueles que já se preocupam com a natureza.
-
Espaços Instagramaveis
Espaços instagramáveis são uma tendência que pode ser aplicada em festas, aniversários, casamentos e em vários tipos de eventos.
Podem ser uma ótima alternativa, além de ser atrativo, as pessoas que participam tiram fotos e postam nas redes sociais, o que é muito bom para a divulgação da empresa.
É uma maneira criativa de interagir com o público e proporcionar boas experiências para criar um vínculo duradouro com o consumidor.
-
Eventos híbridos
Como citado anteriormente, a pandemia nos trouxe uma nova forma de comportamento. Os eventos híbridos são presenciais com transmissões ao vivo, tendo um intermediador responsável presente no local do evento para interagir com o público online.
Pessoas de qualquer local do mundo podem acompanhar, mesmo ele sendo presencial. É uma forma interessante de compartilhar conhecimento, debates e até mesmo divulgar novos lançamentos de uma marca ou empresa.
Com a volta dos eventos no Brasil, o evento híbrido é uma tendência que os empresários devem dar atenção, pois é uma inovação que não tem motivos para deixar de existir.
-
Lives
No início da pandemia, as redes sociais explodiram com as lives. Inicialmente, começou com a iniciativa de apoio, com os cantores pedindo para que seus fãs ficassem em casa e se cuidassem.
Mesmo agora, com os shows voltando, as lives continuam, pois trazem resultados positivos no marketing digital e eventos em 2022.
Além de shows, outras lives também foram destaque. Palestras, tutoriais, perguntas e respostas, educacional, entrevistas, divulgação, avaliação de produtos e anúncios foram transmitidos ao vivo e a audiência sempre foi relevante.
Diante deste contexto, podemos perceber que as lives são uma estratégia e trazem benefícios, atendendo as necessidades do público em forma de conteúdo, sendo relevante para a interatividade, permitindo um relacionamento entre marca e consumidor.
Para que não fique nenhuma dúvida e o evento ocorra da melhor maneira possível, separamos algumas dicas extras:
Uso de tablet duarante os eventos 2022
O digital oferece vantagens na hora de produzir eventos. O uso do tablet, além de ser uma alternativa para conseguir informações do consumidor e fazer pesquisas de satisfação do evento, permite coletar elogios ou opiniões de melhorias que servem para os próximos eventos alcançarem um nível de perfeição.
Para ter uma organização e um controle maior sobre o evento, os tablets são um facilitador, uma vez que é possível ter praticidade, agilidade e economia.
As empresas não gastam com papéis, impressões e os recepcionistas não perdem tanto tempo em atividades como sorteios, etiquetas, credenciais e assinaturas de participantes.
Tudo pode ser armazenado com o aparelho para que depois do evento essas informações sejam acessadas, sem ter que procurar em papéis.
Além disso, fila é sempre um problema na hora de entrar e participar de uma palestra. Evitar este tipo de situação exaustiva agiliza o trabalho dos colaboradores que estão trabalhando no evento e evita caos com o público.
Aplicativo e site próprio do evento
Os aplicativos são uma tendência em eventos 2022, principalemte os empresariais por serem práticos. As pessoas sabem mexer em aparelhos digitais e usam aplicativos, portanto adquirir este novo formato em eventos é se adaptar ao mundo atual em que vivemos.
O mundo está se habituando à tecnologia, uma vez que precisamos dela para nos comunicarmos.
Criar um aplicativo para o evento é uma escolha que vem acompanhada de soluções favoráveis e retorno financeiro.
Empresas que investem em feiras, congressos, exposições ou até mesmo em eventos corporativos, devem analisar que este tipo de estratégia tem benefícios como:
- Maior interação com o público;
- Marketing;
- Network;
- Geração de valor da marca;
- Captação de dados do consumidor para desenvolver novas ações.
Empresários que enxergam este tipo de mudança conseguem fazer com que a empresa cresça e se destaque diante do mercado.
Divulgação dos eventos 2022
A divulgação será fundamental para que o evento tenha sucesso. Como as pessoas irão saber se o evento não for divulgado, não é mesmo?
Este é um tipo de investimento essencial que traz retorno financeiro. Através das redes sociais é possível alcançar um número significativo de pessoas que estão interessadas no tema e na proposta do evento.
Digital Swag Bags com brindes
Após o final do evento, nada melhor que um brinde bem elaborado para marcar a experiência do consumidor.
Esse brinde pode ser um fone de ouvido, um cupom de desconto ou até mesmo o acesso gratuito a um conteúdo exclusivo. O importante é entender que o brinde tem o objetivo final de fazer com que os clientes sintam-se satisfeitos por ter participado do evento.
Conclusão
Como podemos ver durante o artigo, os eventos 2022 estão cheios de tendências. Esperamos que você possa ter aproveitado essas dicas para ter mais ideias e realizar um grande encontro com seus clientes.
Essa é uma forma de se comunicar diretamente com o público e mostrar que a empresa pode oferecer muito mais que um produto. São relações duradouras que podem ser criadas entre marcas e consumidores.
O Expominas é um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina.
Que tal oferecer ao seu público um espaço agradável e um evento marcante? Clique aqui e entre em contato conosco.
Leia também: 7 dicas para organizar Exposições em BH.
Por hoje é só, até o próximo conteúdo!