Conheça o roteiro turístico e os melhores eventos culturais em BH

Belo Horizonte é famosa pela culinária e pela boemia. Mundialmente reconhecida como a cidade criativa da gastronomia, dentro do país, BH recebe o título de “capital dos bares” ou “dos botecos” e possui um roteiro turístico promissor. 

Afinal, as opções de entretenimento nem de longe se limitam aos bares e restaurantes. A cidade possui diversos parques, museus, cinemas de rua, teatros e espaços para feiras, eventos e exposições com programações para todos os estilos. 

Além disso, fica próxima a uma região montanhosa, a poucos quilômetros de diversos parques naturais, grutas e cachoeiras que atraem quem gosta de turismo natural e esportivo. 

No texto de hoje, você vai receber algumas dicas para montar o seu roteiro turístico pela cidade de Belo Horizonte. 

Como montar o seu roteiro turístico por BH

 roteiro turístico

Para aproveitar ao máximo o que a capital tem de melhor, você deve montar um roteiro turístico diverso. É importante que ele inclua opções para aproveitar o dia, como passeios ao ar livre, feiras e exposições; e também, eventos culturais e atrações noturnas. 

Separamos para você, lugares incríveis que não podem faltar no seu roteiro turístico para aproveitar a capital ao máximo, seja de dia ou de noite. 

Veja só:

3 passeios para aproveitar o dia em BH 

Parque das Mangabeiras

A capital mineira possui parques espalhados por diversas regiões da cidade. O Parque Municipal das Mangabeiras se destaca pela sua grande extensão e localização.

São 2,4 milhões de m2 para serem explorados com 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. O espaço possui recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e teatros de arena com programação cultural. 

Além disso, está em uma das regiões mais altas da cidade, a uma altitude de 1.000 a 1.300 metros,  possui uma vista privilegiada e fica próximo a outros lugares que não podem faltar em seu roteiro turístico como o Mirante dos Mangabeiras e a Praça do Papa. 

Presépio do Pipiripau 

Uma exposição permanente que fica aberta para visitação de quarta a sábado dentro do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. 

O presépio móvel foi criado ao longo do século XX, pelo artesão Raimundo Machado, e conta com 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas. Elas contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, dentro do cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.

Além de visitar o presépio, o público pode incluir no roteiro turístico o Museu de Arqueologia e outras atrações do espaço, como o Jardim Sensorial, Exposições de Botânica e Plantas Medicinais e o Viveiro de Mudas. 

Feira Hippie 

Aos domingos pela manhã, uma das principais avenidas da cidade, a Afonso Pena,  tem alguns quarteirões fechados para dar espaço à famosa Feira Hippie. Ela reúne tendas de alimentação, moda, decoração e artesanato no centro de Belo Horizonte. 

Algumas vezes por mês a feira conta com atrações musicais e o espaço também é explorado por artistas de rua que realizam números de dança, circo ou estátuas vivas. 

Quem visitar a feira pode aproveitar para fazer um roteiro turístico completo na região e conhecer também o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o patrimônio ambiental mais antigo da capital, e o Palácio das Artes, espaço desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer que conta com exposições, salas de teatro e cinema, biblioteca e cafeteria. 

3 passeios para aproveitar a vida noturna na capital mineira

Cinemas de rua 

Uma tradição que permanece viva em Belo Horizonte são os cinemas de rua. A capital mineira conta com dois espaços com programações diferenciadas.

O  Cine Belas Artes fica em um prédio tombado no bairro de Lourdes e conta com uma programação de filmes alternativos ou de produção independente que estão fora do circuito comercial. 

O espaço fica próximo a um ponto importante do roteiro turístico de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, e combinar os dois passeios é uma ótima opção para quem está visitando a cidade. 

O bairro Santa Tereza é conhecido por uma vida noturna agitada com diversas opções de bares e botecos. Na principal praça da região, a Praça Duque de Caxias,  está localizado o Cine Santa Tereza que conta com uma programação totalmente gratuita de quarta a domingo. 

Você pode começar a noite com uma sessão de cinema e seguir para jantar, tomar um vinho ou uma cerveja na região. 

Circuito gastronômico

A cidade conta com opções gastronômicas para todos os gostos e estilos. Seja para tomar jantar ou petiscar; você com certeza encontrará diversas opções na capital mineira. 

E o melhor é que a cidade possui diversos circuitos ou corredores gastronômicos, espaços repletos de opções. Você pode caminhar pela rua Sapucaí, pela Savassi, ou pelas avenidas Alberto Cintra ou Fleming e escolher o lugar que mais te agrade. 

Para quem gosta de dançar

Belo Horizonte também possui diversos lugares para quem gosta de dançar ao som de uma boa música. 

Na capital mineira você encontra opções para amantes do Rock and Roll, do Jazz, Pop, Samba, Pagode, Forró, Hip Hop, Funk ou música latina. Seja qual for o seu gosto, não vão faltar opções para você se divertir nas noites de BH. 

Essas são algumas opções para você incluir no seu roteiro turístico por Belo Horizonte. Além disso, uma boa opção é ficar atento aos festivais e eventos culturais que estarão em cartaz durante a sua estadia na cidade. 

Leia também: Confira atrações e o que fazer na capital mineira

Os melhores eventos culturais em BH

 roteiro turístico

Belo Horizonte possui um circuito cultural agitado e diversificado. Anualmente, a capital recebe shows com grandes nomes da música, eventos esportivos, espetáculos teatrais e de dança, feiras e mostras de arte que se destacam pelo bom gosto, qualidade e organização. Além disso, BH recebe eventos corporativos e de desenvolvimento pessoal que atraem pessoas de diversas áreas. 

Para ficar por dentro do que acontece de mais interessante na cidade acompanhe a programação do Expominas, o melhor espaço para eventos da capital. Localizado em uma das principais avenidas da cidade, o espaço garante conforto, segurança e acessibilidade para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. 

Posts Relacionados