Imprensa

Início
produção de eventos

Produção de Eventos com segurança: Como seguir os protocolos de higienização?

Com a volta da produção de eventos em 2022, os produtores devem estar atentos aos meios confortáveis de proporcionar eventos seguros que sigam os protocolos de higienização.

 

Não é uma tarefa fácil, pois isso requer um planejamento realizado com antecedência, bem como a expertise de pensar nos mínimos detalhes, que no final, é o que vai fazer a diferença.

 

Continue conosco, durante o artigo de hoje vamos destacar como retomar com os eventos em 2022 conforme os protocolos e como desenvolver soluções para auxiliar nos eventos presenciais.

 

Boa leitura!

A retomada dos eventos em 2022

A produção de eventos durante o ano de 2022 começou com um cenário positivo, uma vez que o setor vem retomando aos poucos de forma segura.

 

Mas, para que este contexto não mude, devemos contribuir com os protocolos e com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

A prefeitura de Belo Horizonte publicou novas regras e mudanças para a produção de eventos este ano. Serão exigidos comprovante de vacinação, testes negativos de Covid-19 e público sentado,com até 500 pessoas.

 

O Diário Oficial do Município ainda estipula exigência sobre o consumo de alimentação no local, que agora não será mais permitido.

 

Desde o início da pandemia é esperada essa retomada. Agora, com a possibilidade de realizar shows, palestras e outros formatos de eventos, os produtores de evento devem desenvolver meios de organizar uma comemoração que siga os protocolos, mas que também seja convidativa, para que o público possa se sentir confortável.

Qual é a importância dos protocolos de higienização na produção de eventos?

Para evitar a disseminação do vírus, todos os protocolos de higienização são fundamentais. 

 

As medidas servem para frear o avanço da doença, sendo as máscaras e a higienização um dos fatores principais de proteção.

 

As máscaras são equipamentos que protegem a população. Um estudo publicado afirma que elas protegem as pessoas, pois quando uma está contaminada, a utilização da máscara reduz a emissão e a disseminação da Covid-19. 

 

A máscara age como uma barreira que impede a inalação do vírus que é transportado pelo ar.

 

Além disso, a higienização também é uma forma de combater o vírus, em virtude de algumas transmissões acontecerem por superfícies contaminadas.

 

Sendo assim, lavar as mãos regularmente com água e sabão, usar com frequência álcool 70% e higienizar bem as partes interna e externa das mãos, dedos e unhas, é indispensável.

Como realizar a produção de eventos presenciais seguindo protocolos de segurança?

Produção de eventos

Sair de casa e participar de eventos é importante para socializar e faz muito bem para as nossas relações, porém, uma das preocupações pode ser a pandemia, que ainda assusta muita gente.

 

O que pode melhorar essa sensação de preocupação, é um ambiente que ofereça ao público a percepção de que ele está seguro. Durante o planejamento de produção de eventos, esse é um detalhe que deve ser analisado. 

 

Se o espaço contém todas as medidas restritivas e meios eficientes para combater o vírus, a celebração será segura, proporcionando aos convidados uma experiência única.

 

Para isso, vejamos algumas medidas que poderão ajudar a deixar o evento mais protegido:

Criar limites de capacidade de público

Produção de eventos

Algumas cidades já têm este limite estabelecido, no entanto, o estilo de evento pode ser menor, com uma proposta diferenciada.

 

O produtor de eventos pode estabelecer a quantidade de pessoas que estarão presentes. Mas isso não quer dizer que outras pessoas não possam participar. 

 

A tecnologia nos permite realizar eventos híbridos, que são aqueles que possuem características virtuais e presenciais.

 

Assim, prevalecem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e ninguém fica sem participar dos acontecimentos durante a apresentação.

Delimitar espaço para distanciamento

Produção de eventos

Outro ponto de extrema importância é delimitar o espaço para o distanciamento entre as pessoas. 

 

Se for realizada uma confraternização com mesas e cadeiras, por exemplo, deve existir um espaço de no mínimo 2 metros.

 

Esta medida não garante a proteção contra as partículas aéreas infectadas, mas servem, se somadas às outras medidas restritivas como o uso da máscara.

 

A revista The Lancet publicou um estudo onde aponta que o distanciamento físico de 1 metro ou mais diminui o contágio da doença.

 

Sinalizações que de alguma forma indiquem para os participantes que eles devem manter a distância são eficazes.

 

Placas ou adesivos no piso podem ser uma alternativa interessante para lembrar ao público de se cuidar e manter o espaço adequado.  

Estabelecer o uso de máscaras

Produção de eventos

Como citado anteriormente, as máscaras protegem as nossas vidas, e ainda assim essa é uma prática que deve ser estabelecida e lembrada sempre que possível.

 

Alguns estabelecimentos já adotam o controle do uso das máscaras através da fiscalização no fluxo de entrada e saída.

 

Este é um objeto que pode ser obrigatório durante o evento, justamente para que a segurança de todos seja resguardada. 

 

Além disso, com alguns anos de pandemia já podemos dizer que as máscaras fazem parte do dia a dia das pessoas, e que não causam nenhum estranhamento ter que utilizá-las para sair de casa.

Contratar uma equipe preparada para a produção de eventos

Ter uma equipe preparada na produção de eventos vai ajudar a manter o controle. 

 

Fiscais e seguranças podem auxiliar na fiscalização do uso de máscaras e no distanciamento, podendo também solicitar o comprovante de vacinação dos convidados.

 

A fiscalização pode ser orientada para que o tratamento com os participantes seja o melhor possível.

 

Para mais, pode ser disponibilizado frasquinhos com álcool em gel 70%, para que durante a festa as pessoas possam higienizar as mãos.

 

Sacolinhas que venham com kit de higienização com a marca do evento podem ser bem aceitas. A criatividade também pode ser utilizada nessas horas para cativar os convidados.

Separar espaço apropriada para alimentação

 

Esta é uma etapa da produção de eventos que requer uma atenção redobrada, pois em algumas cidades não está permitido ambientes para alimentação dentro de eventos, ou seja, vale analisar as medidas restritivas de cada local.

 

Ainda assim, vale ressaltar a relevância que se tem ao procurar o parque de exposições onde acontecerá o evento.

 

Como visto durante o conteúdo, um espaço adequado entre as pessoas, bem como um lugar arejado, são de fundamental importância. 

 

Sendo assim, estes critérios, bem como a infraestrutura, devem ser estabelecidos ao escolher o local, pois sabemos que espaços apertados e quentes além de serem incômodos, não são seguros diante da pandemia.

Desenvolver plano com equipe de limpeza e higienização

Uma alternativa relevante para realizar na produção de eventos seguros é o desenvolvimento de um plano com a equipe de limpeza.

 

Se as superfícies forem limpas com materiais adequados e com uma frequência razoável, a diminuição do contágio pode diminuir. 

 

Sabemos que essas medidas não trazem uma eficácia de cem por cento, mas já ajudam a manter o controle e passam a percepção aos participantes de despreocupação, limpeza e bem-estar. 

 

Assim, devem ser passadas as coordenadas para a equipe, deixando todos preparados para fornecer a manutenção do ambiente.

Espalhar materiais de fácil higienização

Produção de eventos

Desinfetantes apropriados, álcool em gel, banheiros com pias e água o suficiente, são preocupações que devem ser levadas em consideração. 

 

Podemos imaginar como deve ser ruim precisar lavar as mãos e não ter água e sabão. Além da experiência ser péssima, diante de uma pandemia isso não pode acontecer.

 

Sendo assim, vale o investimento em materiais de fácil higienização. O totem display bem como o suporte para álcool em gel são essenciais e práticos.

 

Nos banheiros masculinos e femininos deve conter materiais para lavar e secar as mãos.

Colocar placas de sinalização

As placas de sinalização para prevenção da Covid-19 servem como indicadores essenciais para eventos, garantindo assim a segurança de todos presentes no ambiente.

 

Os tipos de sinalização são variados, podendo eles serem em display de balcão, totem informativo, adesivos ou placas informativas em paredes.

 

Essa também é uma forma de incentivar a população a manter os cuidados.

Desenvolver soluções para auxiliar na retomada da produção de eventos

Soluções como o uso de QR Code podem ajudar a facilitar a retomada dos eventos, isto porque não será necessária a utilização de ingressos ou papéis, que por sua vez facilitam a transmissão do vírus.

 

A tecnologia permite que o QR Code seja utilizado para venda de ingressos e para controlar quem terá acesso ao evento.

 

É uma maneira eficaz e rápida, onde o leitor valida e permite a entrada das pessoas presentes.

Quais são as vantagens da produção de eventos voltada para a segurança do público?

Assim como não contribuir com a contaminação do vírus, seguir os protocolos e proteger as pessoas que estarão presentes no evento, as vantagens de proporcionar essa segurança na produção de eventos são positivas, pois elas resultam em uma maior credibilidade e confiança.

 

Todos que participarem do evento irão perceber, de alguma forma, que estão seguros e essa sensação é essencial para fidelizar a clientela e fazer com que a mesma realize uma repercussão positiva sobre o evento vivenciado.

 

Afinal, não há nada melhor para uma marca do que quando o seu público a elogia e repercute positivamente seus feitos.

 

Agora que você já sabe quais passos seguir para realizar eventos com segurança, a próxima etapa é escolher o espaço correto.

 

Clique aqui para entrar em contato e conhecer o Expominas, o melhor parque de exposições para realizar eventos em Belo Horizonte.

 

Até o próximo conteúdo!

 

Leia também: Infraestrutura para eventos: 14 dicas para escolher o local ideal.