O networking em eventos, sejam eles presenciais ou on-line, vai muito além de uma ação e busca construir relações profissionais por meio das interações. Mas, por que investir nele no seu evento?
A resposta para essa pergunta é simples: ele ajuda a aumentar o reconhecimento do trabalho, amplia a rede de contatos e pode gerar oportunidades valiosas de negócios para os participantes do evento.
A internet oferece inúmeras oportunidades para você “pensar fora da caixa” na hora de inovar para ajudar a fortalecer as conexões do público. Além disso, os eventos, virtuais ou presenciais, também proporcionam grandes chances para expandir a rede de contatos e permite que o público conheça novas pessoas.
Por isso, continue a ler este artigo e confira algumas dicas que ajudarão a promover networking em eventos de formas inovadoras.
Qual a importância do networking em eventos?
Na palavra networking o termo “net” significa rede e “work” se refere a trabalho, ou seja, ela é uma rede de contatos e relacionamentos. Essa rede de pessoas geralmente apresenta assuntos em comum e trocam informações e conhecimentos sobre a área.
Os eventos corporativos são uma excelente oportunidade para gerar esses contatos. Veja quais são os principais benefícios que oferecem:
- aumenta a quantidade de contatos profissionais;
- amplia a rede de relacionamentos;
- estreita relações comerciais;
- potencializa oportunidades pelos relacionamentos;
- possibilita transmitir a sua personalidade e ser lembrado;
- proporciona atualização sobre o mercado.
Vale destacar que apenas ter o contato de uma pessoa não significa que ela tem um relacionamento com você. Para que o networking funcione é necessário criar estratégias e realmente manter essas relações com a pessoa.
Lembre-se que quantidade não é qualidade. De nada vai adiantar, se a pessoa tiver 100 e-mails se nenhum deles vai ter importância para ajudar a promover o trabalho e a carreira dela.
Principais vantagens do networking
Quando você promove o networking em eventos, o público consegue obter vários benefícios e os relacionamentos se tornam mais fortalecidos. Isso significa que terá:
Aprendizado constante
Como ela estará em contato com diferentes tipos de pessoas e negócios, poderá aprender a ter novas perspectivas para a sua carreira.
Crescimento da influência
Ter uma rede de contatos de grande alcance é uma forma da pessoa se tornar um líder de pensamento e influenciar profissionais da área.
Branding pessoal e organizacional
Quando a pessoa auxilia um número grande de pessoas, maior reciprocidade ela terá e isso ajudará a construir credibilidade e possíveis parcerias estratégicas no futuro.
Dicas e ideias inovadoras para fortalecer o networking em eventos
O networking deve começar antes mesmo do evento começar. Confira algumas dicas e ideias que poderão ajudar você a se inspirar:
Use as ferramentas digitais
É importante criar as páginas do seu evento nas mídias sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, para as pessoas começarem a interagir e ter uma noção de quem estará presente no seu evento.
Os apps para networking também são ótimas ferramentas para incentivar o networking entre o público.
O MeetUp, por exemplo, permite promover ligações entre os utilizadores que participam de um determinado evento. Ele pode ser usado tanto para eventos presenciais quanto virtuais.
É possível pesquisar por interesses ou pelas datas do evento. Além disso, permite filtrar por eventos que aconteçam dentro de um determinado intervalo de horas ou que ocorram em uma área específica.
Nesse aplicativo também é possível criar o seu próprio evento e o acesso ao público pode ocorrer pela web ou no app disponível para iOS e Android.
Promova ações criativas no credenciamento do evento
Na etapa do credenciamento, geralmente os participantes ficam aguardando na fila ou parados na entrada em silêncio. Enquanto o público aguarda, você pode colocar uma música animada e proporcionar algo criativo para as pessoas interagirem entre elas, como brincadeiras que atendam de forma adequada o perfil do público.
Invista no marketing de experiência
Investir em ações de marketing de experiência é uma ótima forma para trabalhar o networking em eventos. Ele proporciona uma experiência para as pessoas que envolve os cinco sentidos (visão, olfato, paladar, tato e audição), emoções e identificação com um grupo a qual o público pertence ou pretende fazer parte.
Dessa forma, a ideia é trabalhar com uma experiência prática para incentivar as pessoas a interagirem e participar do evento, proporcionando diálogo entre as pessoas e promoção do engajamento. Os intervalos entre as palestras e os momentos de coffee break são uma grande oportunidade para isso.
Crie dinâmicas para team-building
Os eventos são uma grande oportunidade para integrar as pessoas e promover o networking entre elas. As dinâmicas de integração, conhecidas como team-building, é uma forma diferenciada de promover o networking em eventos e fortalecer as conexões.
Um exemplo disso foi desenvolvido pela empresa C2 Montreal, que organiza uma das maiores conferências de negócios do mundo. Como a diversidade e o preconceito foram alguns dos temas abordados com os participantes, resolveram criar uma sala espelhada, que recebeu o nome de Laboratório Transparente, para debater esses temas com eles.
Os participantes foram separados em grupos e convidados para discutir sobre algum tópico que surgia em uma tela. A cor da tela que correspondia a mesma cor do círculo dos participantes ajudou a definir o tópico da conversa. Dentre os assuntos discutidos estava segurança, privacidade digital e redução da poluição.
Escolha um local para o evento que ofereça espaços multifuncionais
Na hora de pensar em um local para a realização do seu evento, opte por um lugar que ofereça espaços multifuncionais, como a Expominas. Dessa forma, é possível trabalhar com ambientes diferenciados para pensar em ações inovadoras de networking com o público.
Portanto, há várias formas de trabalhar o networking em eventos de forma criativa e inovadora nos dias de hoje. Aproveite as dicas e ideias do nosso artigo para fortalecer as conexões do público do seu próximo evento.