Imprensa

Início
gastronomia_eventos_em_bh

Gastronomia, cultura e botecos: entenda porque fazer o seu evento em BH

Cheia de cores, tradições, histórias, sabores e cultura, a capital mineira chama bastante atenção dos seus visitantes quando o assunto é a boa gastronomia, cultura e eventos

Muito querida por todos, a dinâmica e hospitaleira Belo Horizonte é um ícone por sua cozinha criativa e afetiva. Além de sua beleza arquitetônica, cercada de montanhas, a cidade possui uma herança cultural privilegiada, oferecendo variadas opções de lazer e cultura para os seus visitantes. 

Você busca um local com tradição, estrutura adequada, hospitalidade e muito charme para realizar o seu evento? Então, fique aqui para conhecer a gastronomia, os famosos botecos e a tão rica cultura belorizontina e se convença de que este é o melhor lugar para você. 

Gastronomia 

É impossível visitar a cidade – um dos principais polos gastronômicos do país e não se deliciar com a nossa tradicional culinária, carregada de aromas, sabores e muita história. 

Belo Horizonte é o segundo destino brasileiro mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros, que visitaram o Brasil entre 2016 e 2017. A cidade não se destaca apenas pela boa comida, mas também por proporcionar inesquecíveis experiências gastronômicas que envolvem, além de sabor, criatividade e afeto. 

Considerada uma Cidade Criativa pela UNESCO, BH faz parte do grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável. Esse é um importante reconhecimento que premia a nossa gastronomia que é tão tradicional e, ao mesmo tempo, tão inovadora, criativa, reconhecida e amada no Brasil e em outros países. 

Comida di Buteco 

Belo Horizonte também é palco do Comida di Buteco, evento que nasceu aqui mesmo nos anos 2000, com o objetivo de resgatar os botecos autênticos, que trazem toda a tradição que todos levam no coração. 

A primeira edição contou com 10 bares participantes e foi um verdadeiro sucesso de público e de crítica, chegando a aproximadamente 5.000 clientes votantes e mais de 30 mil, que apenas visitaram os locais participantes. 

Desde então, todos os anos – entre os meses de abril e maio – a competição entre os bares é realizada para promover a melhor comida na opinião do público que visita os estabelecimentos participantes, em busca dos melhores aperitivos e tira-gostos

Capital Mundial dos Botecos 

Belo Horizonte também é conhecida como a Capital Mundial dos Botecos, contando com diversos bares distribuídos por toda a cidade, oferecendo diversas opções para todos os gostos, paladares e bolsos. 

A cidade possui em média 28 bares a cada quilômetro quadrado, que oferecem inúmeras opções de estabelecimentos especializados em deliciosos aperitivos e uma boa cerveja gelada.  

Com relação aos bairros da cidade, que concentram o maior número de estabelecimentos, destacam-se a região central, com 704, a Savassi, com 235 e o bairro Santa Efigênia, com 192 estabelecimentos. 

Confira, a seguir, a lista das 10 regiões com a maior concentração de bares e botecos de BH

eventos em bh
Fonte: Prefeitura de BH) 

Esses números só deixam mais claro o porquê de os bares e botecos estarem entre as atrações turísticas prediletas dos nossos visitantes

Arte, História e Cultura em Belo Horizonte 

Além de tudo o que já foi dito, Belo Horizonte tem muita cultura e histórias para contar. A cidade, fundada em 1897, possui raízes ligadas a alguns dos principais períodos históricos do Brasil, como o Ciclo do Ouro e a industrialização. A região é encantadora e se consagra por suas belezas naturais e diversidade cultural e histórica. 

Os parques, museus e espaços culturais estão entre os principais pontos turísticos, reunindo atrações para todos os gostos e idades: o conjunto arquitetônico da Pampulha (assinado por Oscar Niemeyer e cartão-postal da cidade), o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Museu de Ciências Naturais, o Palácio das Artes, a Praça do Papa e muito mais. 

Para saber mais sobre a arte, história e cultura de BH, acesse o conteúdo “O que fazer em Belo Horizonte: saiba como aproveitar a capital dos mineiros” e confira as melhores dicas para aproveitar a cidade ao máximo.

Realização de eventos em BH 

Além de todos esses atrativos, que já despertam bastante interesse pela capital, Belo Horizonte também conta com uma infraestrutura completa para atender a todos os tipos de apresentações, shows, reuniões, cursos, treinamentos e muito mais. 

Expominas 

Um dos principais espaços para realização de eventos em BH é o Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova, mais conhecido como Expominas. Espaço que recebe um alto número de eventos de médio e grande portes, por apresentar uma excelente infraestrutura. 

A sua acessibilidade, um grande diferencial, permite que todos os públicos frequentem facilmente o local. O espaço ainda conta com muita versatilidade, sendo possível realizar mais de um evento ao mesmo tempo. 

O Expominas ainda conta com toda infraestrutura para transmissão e gravação de eventos on-line, um ponto bastante vantajoso neste momento de enfrentamento da pandemia pela Covid-19.  

Esperamos que você aproveite todas essas dicas e que elas tenham aumentado o seu interesse pela capital.  

Entre em contato conosco para saber mais sobre todos os serviços disponíveis no Expominas. Assine também a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos. 

Nota: Belo Horizonte continua com sua programação cultural e de lazer alterada em decorrência da Covid-19. Este é um momento que requer muita responsabilidade, e a equipe do Expominas segue acompanhando as resoluções dos órgãos de saúde e reavaliando a situação da pandemia na cidade.