Visitando a cidade para eventos? Conheça o melhor da gastronomia de BH

Cachaça para abrir o apetite, fígado com jiló, torresmo como tira gosto e o famoso pão de queijo com cafezinho passado na hora!

Seja uma visita a trabalho, a passeio ou para participar de eventos, não deixe de conhecer a extensa lista gastronômica mineira com essas e várias outras guloseimas.

Com a exploração do ouro no século XVIII, a região atraiu muitas pessoas, nessa época, os hábitos dos índios, portugueses e escravos africanos se misturaram e formaram a base do que chamamos hoje pela típica cozinha mineira.

Um tempo que nos remete a muitas riquezas, porém, um período também marcado pela falta de alimentos. Ou seja, a criatividade foi muito importante para a sobrevivência nessa época.

Criatividade que permanece nos dias de hoje com pratos que adquiriram novas formas e continuam atraindo pessoas de vários lugares.

No último dia 5 de julho foi comemorado o Dia da Gastronomia Mineira instituído em 2012. Ele presta homenagem a Eduardo Frieiro, autor de “Feijão, Angu e Couve – ensaio sobre a comida dos mineiros”, o livro é tido como a bíblia da cultura alimentar mineira.

Acompanhe esse post e conheça as melhores experiências gastronômicas de Belo Horizonte.

Boa leitura!

Mercado Central

Parada obrigatória bastante conhecida, o Mercado Central de Belo Horizonte é um dos pontos turísticos principais da cidade.

Com mais de 400 lojas com vários tipos de produtos, desde itens religiosos, artesanato até comidas típicas da região como cachaças, temperos, aromas, o Mercado Central reúne todas peculiaridades da cultura mineira.

Entre várias guloseimas, o que não pode faltar é o torresmo.

O cheiro é inconfundível e você consegue senti-lo antes mesmo de chegar até a loja. No Rei do Torresmo é assim, o pequeno espaço que está sempre movimentado foi inaugurado em 1995.

No cardápio não pode faltar torresmo com farofa, torresmo com mandioca, fígado com jiló, linguiça de pernil com pimenta, chouriço com jiló e se você pedir o torresmo pururuca também não vai se arrepender!

O Mercado Central fica a cerca de 15 minutos de carro do centro de eventos Expominas. Na avenida Augusto de Lima, 744, Centro.

Requinte + cultura mineira, essa mistura pode dar certo?

Impossível falar de culinária mineira sem citar o vencedor da premiação “Prazeres da Mesa”, um dos mais importantes prêmios da gastronomia do Brasil.

Do chef Leonardo Paixão, jurado do programa Mestre do Sabor da Rede Globo, o Glouton ganhou o prêmio de restaurante do ano de 2022, na última semana.

É um dos restaurantes mais renomados de Minas Gerais. Leonardo Paixão mistura a alta gastronomia francesa, aprendida em sua formação em Paris com sabores tradicionais da cozinha mineira.

O chef é conhecido por sempre mudar o menu, porém, um dos pratos mais pedidos é um dos mais antigos de Leonardo Paixão: a papada de porco.

A papada de porco é braseada na laranja, enrolada em uma fina taioba com mil folhas de mandioca, cebolas glaceadas no caramelo e acelga desidratada.

Sua decoração é rústica e acolhedora, um ambiente ideal para curtir com a família e amigos.

O Glouton fica na Rua Bárbara Heliodora, 59 – Lourdes, Belo Horizonte.

Cidade dos melhores eventos e capital mundial dos botecos

Se divertir em BH é tarefa fácil! Considerada a “capital mundial dos botecos”, BH tem 28 bares a cada quilômetro quadrado, de acordo com a prefeitura da cidade.

Para quem curte uma cervejinha gelada e petiscos deliciosos depois de um dia de eventos, o Bandeco é uma boa pedida!

O bar é um participante do concurso “Comida di buteco”, uma competição, nascida em BH, que hoje abrange todo o país.

Os votos definem um ranking dos participantes e os últimos 20% colocados perdem o direito de participar no ano seguinte, gerando renovação e competitividade.

No Bandeco você encontra um farto buffet, escondidinho e porção de batatas, batatinha frita famosa na região, drinques e cervejas em um espaço clássico típico de boteco.

Um dos seus pratos mais famosos chamado GiraSol já esteve em uma das edições do festival Comida di buteco.

Esse nome é porque a massa tem como ingrediente principal a batata, o prato tem um formato arredondado e o recheio é de carne de sol. Por isso “gira” pela forma circular e “sol” pelo recheio. Criativo né?

O bar fica próximo do Expominas, atravessando a estação Gameleira, cerca de 8 minutos do centro de eventos, você encontra o Bandeco e pode curtir um happy hour agradável na capital mineira.

“Há bares que vem para o bem”

Com esse trocadilho e outras frases irreverentes, o 1501 bar realmente mostra para o que veio.

Também participante do festival “comida de buteco”, ele é o clássico bar de final de tarde: perfeito para curtir um samba e saborear drinks de qualidade com os amigos.

Experimente o camarão no abacaxi ao molho de queijo e Ragu de rabada ao vinho tinto com polenta crocante!

O 1501 bar fica na rua Contria, 1501 – loja 03, Grajaú. 

Nicolau bar da esquina

A capital dos botecos também nos mostra um gastrobar que atende os paladares mais meticulosos. Do mesmo chef do Glouton, Leonardo Paixão, o Nicolau valoriza a cozinha mineira caseira.

Sabe aquela comida com gostinho de casa de vó? Pois é, no Nicolau você encontra croquete de rabada com maionese de alho, arrozinho de porco com tomates assados e quiabos tostados deliciosos.

O Nicolau fica na Rua Pouso Alegre, 2217, Santa Tereza.

Chico Dedê

O Chico Dedê é tido como um bar de “alma mineira”, trazendo o melhor das comidas e bebidas de Minas Gerais.

O nome por trás desse gastrobar é André Paganini, que já deu aulas de gastronomia e era responsável pela cozinha de um hotel antes dessa experiência em bares.

Os petiscos típicos da região mineira ganham versões criativas pelas mãos da equipe do Chico Dedê.

Um dos clássicos do lugar é o tempurá de quiabo servido com molho tonkatsu ao perfume de cachaça. Um típico prato mineiro que ganha uma nova versão é a barriga de porco pururuca que, no restaurante, é servida com gengibre e limão.

O endereço para provar essas e outras delícias é Rua Francisco Deslandes, 438, Anchieta.

Cozinhar é um ato de amor

Com um toque de feminilidade tanto na decoração quanto na culinária, o Birosca S2 foi feito para você que gosta de apreciar um lugar romântico.

Cozinha criativa de inspiração afetiva, o Birosca S2 também é lugar de defender o protagonismo feminino na cozinha brasileira. São mulheres no comando que fazem questão de levantar essa bandeira tão relevante.

Além da luta para trazer a mulher para um lugar importante na cozinha profissional ao invés de meras coadjuvantes, no Birosca S2 você também encontra música, comida boa, vinhos e cervejas.

A comida é feita com amor e ainda ao som de um delicado piano, impossível não se apaixonar!

Experimente o ragu de linguiça, molho de tomate caseiro e as panquequinhas recheadas com queijo de cabra.

O Birosca S2 fica no Bairro Santa Tereza, próximo à Praça Duque de Caxias.

Sem carne, por favor!

O veganismo é um estilo de vida que vem crescendo devido ao maior acesso à informação e uma vontade da população em se relacionar com os animais e o planeta de forma mais justa.

Se você não é adepto ao consumo de carnes, BH também tem muitas opções gastronômicas que privilegiam pratos veganos ou vegetarianos.

Las Chicas Vegan

Esse é o primeiro restaurante sustentável e 100% vegano da cidade. O restaurante conta com pratos do dia e opções fixas do menu.

Experimente a feijoada feita com cogumelos, tofu, vegetais que acompanha arroz branco, couve, farofa e um vinagre que faz toda diferença no sabor!

Las Chicas Vegan fica na Avenida Augusto de Lima, 233, no Centro de BH.

Taganica Art Bar

Esse lugar é prova viva do quanto o veganismo tem ganhado espaço e apoiadores.

Isso porque o restaurante foi o vencedor do festival “Comida di buteco” em 2019.

A casa tem almoço de segunda a sábado, servem pratos do dia e também funciona como bar de quinta a sábado com petiscos deliciosos.

Para os veganos, é um lugar cheio de delícias como o bolinho de inhame com alho poró, bife de quinoa ou a mussarela vegana.

Experimente uma cerveja gelada com tira gosto: calabresa da casa: porto belo e grão de bico. É de dar água na boca!

O Taganica Art Bar fica na rua Padre Demerval Gomes, 30 – Coração Eucarístico.

Veja também nossas dicas sobre como realizar um congresso de sucesso, clique aqui.

 

Seja para eventos ou conhecer a gastronomia: BH é um destino inesquecível!

A capital dos botecos tem, de fato, uma gastronomia muito rica. Hospitaleiro como o mineiro em si, a gastronomia mineira também recebe as pessoas de braços abertos, trazendo pratos com muita afetividade, criatividade e alegria.

O Expominas fica no coração dessa capital apaixonante cheia de restaurantes, bares e pontos turísticos incríveis para conhecer!

Conheça também o centro de eventos Expominas!

Nosso espaço conta com muita versatilidade e localização estratégica. Agende agora sua visita!

Oferecemos aos eventos uma infraestrutura inteligente para realizar com excelência feiras, congressos, exposições, shows, eventos sociais, confraternizações e muito mais.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo!

Até a próxima!

Posts Relacionados